Nesta série de artigos, estamos a explicar de que modo funcionam os painéis solares e qual a tecnologia envolvida para transformar a luz solar em energia elétrica. Se você perdeu as partes anteriores, pode conferir aqui o primeiro artigo (quando explicamos o que são as células fotovoltaicas) e aqui o segundo artigo (em que falamos sobre a construção e o funcionamento do painel fotovoltaico).

Onde eu posso usar a energia gerada a partir do sistema fotovoltaico?

A energia produzida nas células fotovoltaicas e convertida em corrente alternada pelo inversor pode ser usada para abastecer a sua residência ou empresa, podendo alimentar todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, como televisores, geladeiras, máquinas de lavar roupa e muitos outros.

Além disso, também é possível dispor de um sistema fotovoltaico para aplicações específicas, como iluminação pública, sinalizações em estradas, sistemas de bombagem e irrigação, equipamentos de comunicação, satélites, para alimentar equipamentos médicos, em boias de navegação, na iluminação de praças e jardins, entre outros.

Quais os outros equipamentos que compõem um sistema de energia solar fotovoltaica?

Além das células fotovoltaicas e dos painéis solares, os kits de energia solar dispõem de outros equipamentos extremamente necessários para o funcionamento adequado do sistema, como:

  • Controlador de carga e descarga: utilizado nos sistemas fotovoltaicos para controlar o processo de carga e descarga do banco de baterias. É este equipamento que permite às baterias serem carregadas de forma completa e também evita que elas se descarreguem abaixo de um valor considerado como seguro. O controlador é instalado entre o painel e a bateria.
  • Inversor: de função extremamente importante, ele é o responsável por transformar a energia produzida pelas células fotovoltaicas de contínua em alternada e, dessa forma, alimentar os equipamentos eletroeletrônicos de nossos lares e empresas. O inversor não é um dispositivo simples e por isso deve ser escolhido com bastante cautela e de acordo com as suas necessidades de energia.
  • Bateria: armazena a energia excedente produzida pelos painéis e permite que a mesma possa ser utilizada em período noturno ou em dias de pouco sol.

Como pode notar, o sistema fotovoltaico é bastante complexo e, por isso, necessita de muito cuidado na hora da escolha. Não deixe de se informar sobre todos os componentes da sua nova forma de geração de energia.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado!

 

Nesta série de artigos, estamos a explicar o modo de funcionamento dos painéis solares e como eles podem transformar a luz solar em energia elétrica. Se você perdeu a primeira parte, não se preocupe, confira aqui a nossa explicação sobre as células fotovoltaicas.

Como são construídos os painéis solares?

Cada célula fotovoltaica, embora extremamente importante na produção de energia, é ineficaz sozinha, já que ela produz apenas em torno de 1 a 2 watts de energia. Para que a sua potência aumente a ponto de conseguirmos produzir energia suficiente para abastecer a nossa casa é necessário dispô-las e concentrá-las em um módulo solar compacto.

Assim, as células fotovoltaicas passam a ser conectadas através de uma faixa condutora muito fina, tecida de cima para baixo de cada célula de modo que todas – em um mesmo painel- estejam ligadas e se tenha um circuito.

Esse circuito passa a ser coberto com uma lâmina de vidro temperado, com tratamento antiaderente e antirreflexo e ainda dispõe de uma moldura de alumínio.

A parte posterior do painel possui dois condutores provenientes de uma caixa de junção. Ao se ligar todos esses cabos, os painéis fotovoltaicos passam a trabalharem em série. Todo esse conjunto é então conectado ao inversor, para que a corrente contínua produzida pelas células fotovoltaicas possa ser transformada em corrente alternada.

Como funciona o efeito fotovoltaico a nível atômico?

Tudo se inicia com os fotões de luz, que são partículas que viajam do Sol à Terra e levam cerca de 7 segundos para fazerem essa trajetória.

Esses fotões são os responsáveis por, ao atingirem a célula fotovoltaica, fazerem com que alguns dos eletrões que circundam o átomo se desprendam, deixando um espaço vazio.

Os eletrões livres, então, migram por meio da corrente eléctrica para a parte da célula de silício que está sem eletrões. O espaço vazio passa a ser preenchido por um novo eletrão e o processo continua a ocorrer.

Durante todo o período em que a luz solar atinge os painéis, o eletrões fluem em uma direção constante, deixando átomos e preenchendo átomos diferentes. É esse fluxo dos eletrões que gera uma corrente elétrica, também conhecida como energia solar fotovoltaica.

Embora sempre se fale da importância do silício para a geração de energia fotovoltaica, existem outros materiais que podem ser utilizados na fabricação das células fotovoltaicas. Porém, a tecnologia aqui descrita de forma simples é a mais comum em mais de 90% dos fabricantes de células fotovoltaicas e painéis solares.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Que os painéis solares são responsáveis por captar e transformar a luz solar em energia elétrica todos nós sabemos. Mas, você já imaginou qual a tecnologia por trás dessa transformação? De que forma a luz solar que recebemos diariamente pode ser transformada em corrente capaz de alimentar nossos eletroeletrônicos e eletrodomésticos?

Pois, saiba que a resposta para tudo isso está nas células fotovoltaicas. Elas são as principais responsáveis por absorverem a luz solar e realizarem todo o processo de geração de energia. Por isso, os painéis solares são formados por várias células fotovoltaicas unidas em um mesmo circuito.

Mas, o que significa fotovoltaico?

A primeira vista o termo fotovoltaico pode parecer complicado, mas, na verdade ele é uma junção da palavra grega foto (que significa luz) e voltaico, em homenagem a Alessandro Volta, pioneiro nos estudos sobre eletricidade.

O que são as células fotovoltaicas?

Na grande maioria dos painéis, as células fotovoltaicas são feitas em silício, um composto de minúsculos átomos carregados com elétrons.

Nos painéis solares atuais são usados dois tipos de silício, capazes de criar cargas negativas e positivas. As cargas negativas são conseguidas por meio da mistura de silício e boro, já as positivas com a mistura de silício e fósforo.

Essas camadas ficam dispostas como um ‘sanduíche’, com uma carga positiva e outra negativa, o que permite que a célula reaja com o sol e gere energia.

Mas, na verdade, esse processo não é tão simples quanto parece. Quando a luz solar atinge as células fotovoltaicas, muitos dos fotões acabam por serem reflectidos ou passam totalmente através da célula. Outros, contudo, acabam sendo absorvidos. A partir do momento que a camada negativa absorve fotões suficientes, então os elétrões são libertados e se migram para a camada positiva. Esse processo gera uma diferença de potencial entre as duas camadas – mais ou menos como ocorre com as baterias simples-.

Porém, esta energia gerada nas células fotovoltaicas ainda não está pronta para ser usada em nossos lares. Isso porque, a energia produzida possui uma corrente contínua e a utilizada pelos nossos aparelhos domésticos é a corrente alternada.

O aparelho responsável por fazer essa transformação é o inversor, por isso ele é extremamente importante em qualquer kit solar, já que sem ele a corrente produzida não poderá ser utilizada.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Nesta série de artigos, estamos a falar sobre a importância do inversor solar para o seu sistema solar fotovoltaico. Se você perdeu as outras partes, pode conferir aqui o primeiro artigo  – em que explicamos o que é o inversor solar-, e aqui o segundo – em que demos algumas dicas de itens a considerar quando for comprar o seu inversor solar.

E, hoje, continuamos a lhe ajudar a encontrar o melhor inversor solar para si.

O que considerar na hora de escolher o melhor inversor para si?

  • Qual é a garantia do seu inversor solar?

A maior parte dos inversores possui 5 anos de garantia da fábrica, mas algumas empresas dispõem de planos para estender essa garantia por 10 anos. Já, outras marcas contam com um plano de garantia de 10 anos.

Além desse período, busque saber se o inversor que está a comprar possui garantia nacional e que seja de uma marca renomada e reconhecida. Para isso, busque o sítio oficial da empresa e converse com usuários para saber como é a experiência dos mesmos com o produto.

  • Qual é o grau de proteção contra poeira e água do seu inversor solar?

Caso o seu inversor vá ser instalado em um ambiente aberto, é muito importante que ele disponha desse tipo de proteção. Existem vários graus de proteção, chamados de IP, e o indicado para locais abertos é buscar por inversores com IP superior a 55.

  • Inversor solar string ou inversor central?

O string é o mais usado em lares e empresas. Ele é um inversor solar do tipo grid-tie e representa mais da metade dos inversores dispostos nos sistemas solares em todo o mundo. A depender do tamanho da sua instalação, poderá haver  mais do que um inversor string.

Os inversores centrais são usados em aplicações de grande porte como instalações industriais, usinas solares e edifícios. Eles funcionam, basicamente, como se fossem um grande inversor string.

  • O que é um micro inversor solar?

É um tipo de inversor projetado para operar um único painel solar. Ele faz a conversão da corrente de cada painel, dando uma operação independente para cada um. Algumas empresas dispõem dessa solução, mas o indicado é que você converse com o seu técnico para saber se é vantajoso no seu caso ter um microinversor.

  • Quais os itens mais importantes na hora de escolher o meu inversor solar?

Preze pela eficiência e confiabilidade da marca. Quanto mais eficiente for o seu inversor, maior o aproveitamento da energia gerada pelos seus painéis solares. Já, quanto mais confiável for a marca do seu painel, menores são as chances de você enfrentar algum problema com o aparelho com o passar dos anos.

Como pode notar existem muitos itens a considerar na hora de escolher o seu inversor, o ideal é sempre realizar essa escolha em parceria com o seu técnico.Pois somente ele poderá lhe orientar quanto as dimensões, necessidades e outras características do seu sistema solar.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Nesta série de artigos estamos a falar sobre a importância do inversor solar em seu sistema solar fotovoltaico. Se você perdeu a primeira parte, pode conferi-la aqui. Nela, nós explicamos o que é o inversor solar e como ele funciona.

O que considerar na hora de escolher o melhor inversor solar para si?

Assim como os painéis solares, os inversores não são todos iguais e possuem variações em relação à potência, fabricantes, eficiência e outros itens que merecem ser avaliados. Veja alguns pontos que deve considerar antes de optar pelo seu inversor solar:

  • Qual a eficiência do inversor solar?

A eficiência do inversor é medida em % e indica o quanto eficiente é o aparelho em converter a corrente contínua para a alternada. A eficiência dos inversores solares podem variar de acordo com o sistema, mas o ideal é que possuam, no mínimo, 94% de eficiência. Quanto mais alta a eficiência, melhor é o seu inversor solar.

  • Inversor solar com ou sem transformador?

Para fazer essa escolha é ideal que você conheça as suas necessidades. O inversor solar sem transformador é mais leve e gera menos calor, sendo ideal para áreas fechadas. Além disso, ainda costumam ser mais eficientes na hora de fazer a conversão das correntes. Porém, em algumas áreas é exigido que você use um inversor solar com transformador. Por isso, o mais indicado é conversar com o seu técnico para saber qual é a escolha ideal para o seu sistema solar.

  • O inversor solar possui duplo rastreamento (Duel MPPT)?

O duplo rastreamento permite que você tenha, em um mesmo sistema, painéis voltados para lados diferentes. Isso é especialmente útil quando não há espaço disponível para a instalação de um sistema solar capaz de suprir a sua necessidade. Então, os técnicos optam por dividi-los ‘em dois’, desde que haja dois locais capazes adequados em seu telhado, com exposições ideais. Esse caso, apenas poderá ocorrer se você dispor de um inversor solar de duplo rastreamento. Para residências com painéis em uma única direção, não é necessário ter um duel MPPT.

  • Inversor solar grid-tie e off-grid: qual a diferença?

O grid-tie é o inversor mais usado em todo o mundo e significa ‘conectado à rede’. Ele é usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede eléctrica do seu lar ou empresa e são projetados para desligarem-se rapidamente caso a rede eléctrica venha a cair.

Já o inversor off-grid, ou seja ‘fora da rede’, é indicado para sistemas fotovoltaicos que funcionam de maneira independente da rede eléctrica, como postes de iluminação solar, telefones de emergência em rodovias, estações meteorológicas ou em sistemas que usam baterias (em geral, em regiões isoladas que não possuem acesso à rede eléctrica pública).

Independente dessas dicas, lembre-se sempre que somente um técnico poderá lhe dizer com precisão quais os melhores inversores para o seu sistema solar fotovoltaico, de acordo com as suas necessidades de uso.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Quando estamos a falar de energia solar fotovoltaica, muitas pessoas se questionam acerca dos painéis mais adequados, marcas e tecnologias e se esquecem de conferir os outros itens que formam o sistema solar.

Um desses aparelhos é o inversor solar, que tem uma função extremamente importante em qualquer sistema solar fotovoltaico e por isso deve ser escolhido com cuidado e atenção, de forma a garantir que o seu sistema tenha uma alta rentabilidade e vida útil prolongada.

O que é e para que serve o inversor solar?

O inversor solar possui um papel fundamental em qualquer sistema solar, pois ele é o responsável por fazer a conversão da corrente e torna-la apta para ser usada em nossa rede eléctrica.

Quando as células fotovoltaicas – dispostas nos painéis solares- transformam a luz solar em energia, essa corrente gerada é contínua. Porém, a usada em nossa rede eléctrica para podermos ligar nossos aparelhos domésticos e também para vende-la à rede pública é a corrente alternada.

O aparelho responsável por fazer essa modificação da corrente e torna-la ‘utilizável’ é o inversor solar. Como você pode notar a importância desse aparelho é enorme em seu sistema solar, por isso é fundamental que você escolha um inversor solar de qualidade e que seja capaz de atender as suas necessidades.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Nesta série de artigos, estamos a discorrer sobre a energia solar: o que é, de que modo funciona, quais são os tipos e quais as vantagens e desvantagens. Se você perdeu as demais partes, pode conferir aqui a primeira parte e aqui a segunda parte.

Quais as desvantagens da energia solar?

Como todos os métodos de obtenção de energia, a energia solar também possui algumas desvantagens, como:

  • preços das tecnologias ainda elevados quando comparados com outros meios de geração de energia;
  • locais de latitude média podem sofrer quedas substanciais da produção de energia nos meses de inverno, devido a menor disponibilidade solar diária;
  • formas de armazenamento da energia solar ainda são pouco eficientes quando comparadas as formas tradicionais;
  • geração de energia sujeita às variações climatérias, como períodos de chuvas, aumento da nebulosidade e neve.

Como é a energia solar em Portugal?

Portugal é um dos países europeus com maior exposição solar, devido a sua localização geográfica, sendo que a média anual de horas de sol varia entre 2.200 a 3.000 – a depender da região em que se localiza.

Apesar disso, esse não tem sido um recurso muito aproveitado pelos portugueses. Países com menor disponibilidade solar, como a Alemanha, se utilizam muito mais dessa tecnologia do que por terras nacionais.

Porém, acredita-se que com as alterações recentes nas legislações energéticas e também com o aumento de empresas a prestarem a venda desse tipo de tecnologia, a energia solar poderá ser mais bem explorada pelos portugueses e passar a ser mais facilmente encontrada em nossos lares, empresas e indústrias.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A tecnologia fotovoltaica é a responsável por transformar a luz solar em energia eléctrica. Todo esse processo acontece nas células fotovoltaicas que compõem os painéis solares fotovoltaicos.

Estes equipamentos, em geral, são instalados nos telhados das residências ou em áreas livres de empresas e indústrias, de modo a se localizarem em pontos ideais de exposição solar, sem sombreamentos e outros empecilhos.

Quando o fotão da luz solar atinge a célula fotovoltaica, em geral feita de silício, uma reação físico-química acontece, transformando a luz solar em corrente eléctrica alternada.

Essa corrente, porém, não é a mesma utilizada pelos nossos aparelhos eletrônicos, por isso, os sistemas dispõem de um aparelho chamado ‘inversor’ que transforma a energia eléctrica alternada em contínua e, enfim, ela poderá ser usada para o autoconsumo ou ser vendida à rede.

Como pode notar existem muitas aplicações para a energia solar que nos ajudam a poupar dinheiro e a cuidar do meio ambiente.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Nesta série de artigos, estamos a falar sobre a definição da energia solar, seu modo de funcionamento e as vantagens do seu uso. Se você perdeu o nosso primeiro artigo, pode conferi-lo aqui. Nele, nós falamos um pouco mais sobre a definição de energia solar e os tipos que existem.

Como a energia solar é capturada?

A depender do tipo de tecnologia que se está a usar é possível realizar a captura de métodos diferentes, sendo eles:

  • Indireto: métodos que necessitam de duas ou mais etapas      para converter a energia solar em energia que possa ser utilizada em nossas residências ou empresas, como, por exemplo, a energia heliotérmica, que se utiliza de uma turbina eléctrica a vapor.
  • Direto: métodos que necessitam de apenas uma etapa para que a energia capturada seja transformada em electricidade, como, por exemplo, a energia solar fotovoltaica que transforma a luz solar capturada pelas células fotovoltaicas em energia.
  • Sistemas passivos e ativos: os sistemas passivos são, em geral, métodos diretos, já os ativos se utilizam de dispositivos mecânicos para melhorar a coleta de energia.

Porque utilizar a energia solar é vantajoso?

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, já que não polui o meio ambiente com gases tóxicos, não contribui para o agravamento de problemas ambientais e não se utiliza de uma fonte que irá se esgotar – como no caso dos combustíveis fósseis.

Dessa forma, podemos dizer que a principal vantagem do uso da energia solar está relacionado às questões de sustentabilidade e a preocupação com a melhoria do meio ambiente.

Mas, além do apelo sustentável, a energia solar possui outras vantagens quando comparada aos métodos tradicionais de obtenção de energia, como:

  • maior durabilidade dos equipamentos e baixo custo de manutenção, já que os sistemas solares fotovoltaicos, por exemplo, podem durar entre 25 e 30 anos;
  • diminuição das despesas com as faturas pagas mensalmente à rede pública. Com alguns anos, você receberá o valor do que investiu nos equipamentos e poderá dispor de lucro com a venda da energia gerada ou com poupança deixando de necessitar comprar energia da rede;
  • aumento dos incentivos governamentais pelo uso de energias alternativas e renováveis, o que faz com que as taxas de instalação sejam menores e os valores de venda da energia produzida seja vantajoso economicamente;
  • possibilidade de geração de energia em locais remotos, que não são abastecidos pela rede pública, como fazendas e sítios em zonas rurais, sistemas de iluminação de autoestradas, sistemas de satélites, entre outros;
  • saber que está a contribuir para que as próximas gerações possam aproveitar dos recursos naturais existentes em nosso planeta.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

A energia solar já é uma realidade em muitos países e, com os avanços tecnológicos e os incentivos governamentais, tem se tornado uma fonte de energia alternativa muito interessante, atraindo a atenção de cada vez mais pessoas.

Mas, você sabe, o que é a energia solar, quais os tipos, formas de funcionamento e vantagens?

A energia solar: definição e tipos

A energia solar é toda aquela proveniente da transformação da luz solar. Ela pode ser de vários tipos, como:

  • Energia térmica: usada pela primeira vez no deserto do Saara, em 1910, esse tipo de energia é voltada, principalmente, para gerar energia térmica ou eléctrica que pode ser usada nas residências ou indústrias.
  • Coletor solar: esse é o tipo mais comum de energia solar, encontrado em várias residências e empresas. Através dessa tecnologia é possível utilizar a irradiação solar para esquentar as águas dos imóveis e também gerar água quente para uso industrial.
  • Energia fotovoltaica: é a tecnologia capaz de transformar a luz solar em energia eléctrica que pode ser usada para alimentar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos da sua casa ou empresa, ou ainda ser vendida à rede pública de abastecimento. Essa é a fonte de energia limpa que mais tem crescido em todo o mundo, graças a evolução tecnológica, aos preços mais acessíveis e também aos incentivos governamentais, como a venda dessa energia a valores bastante lucrativos.
  • Energia solar heliotérmica: nessa tecnologia é usado o calor do sol para a geração de energia eléctrica. Para isso são usados concentradores, como espelhos, que focam a energia em um ponto específico de uma torre ou tubo a vácuo. Dentro destes existe um líquido específico que é esquentado pela ação do sol, gerando vapor e alimentando uma turbina eléctrica a vapor.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Na hora de escolher o melhor sistema solar fotovoltaico para si, pode ser difícil encontrar a opção ideal, verdade? Justamente pela grande quantidade de dúvidas das pessoas sobre este assunto é que montamos uma série especial com todas as recomendações que você deve considerar antes de fechar o negócio.

Na primeira parte desse artigo, nós lhe demos algumas instruções fundamentais do que considerar na escolha do sistema solar, já na segunda parte nós lhe ensinamos a analisar um orçamento desse tipo de serviço.

Todavia, é muito importante que você receba a visita de um técnico especializado – pois, somente ele poderá compreender melhor a sua necessidade energética e o espaço disponível.

Além de estar atento ao orçamento, também é importante que você saiba quais equipamentos compõem o kit solar fotovoltaico.

Atenção aos itens que compõem o sistema solar fotovoltaico

É claro que os painéis solares são de extrema importância para um bom sistema solar fotovoltaico, mas não apenas eles. O ideal é que você compreenda o funcionamento de todos os itens envolvidos e leve em consideração alguns pontos enquanto estiver a realizar orçamentos, como:

– sobre os painéis solares:

  • Qual é o fabricante?
  • Qual é a garantia?
  • Qual a potência? E a eficiência? (O ideal é que seja acima de 15%)
  • Qual o coeficiente de temperatura? (O indicado é que tenha um baixo coeficiente de temperatura)
  • Eles são indicados para locais pequenos/grandes?
  • Qual a necessidade de espaço?
  • Qual a tecnologia do painel?
  • O painel possui certificação dos órgãos competentes?

– sobre os inversores:

  • Existe assistência técnica nacional?
  • Qual a eficiência? (O indicado são inversores com eficiência superior a 96%)
  • Qual a potência (kWp) do inversor solar? Está de acordo com as minhas necessidades?
  • O inversor solar possui ou não transformador?
  • Qual o grau de proteção contra água e poeira?
  • Existe a possibilidade de conexão do inversor solar ao seu computador?
  • Qual a garantia?
  • O inversor solar possui duplo rastreamento (Duel MPPT)? (Se você for instalar todos os painéis em uma única face, não é necessário dispor de duplo rastreamento)

– sobre os cabos e conectores:

  • Os cabos e conectores são específicos para esses sistemas? Qual a durabilidade dos mesmos? (O ideal é que eles durem tanto quanto o sistema solar).
  • Os cabos e conectores possuem tratamento contra o sol e certificação?
  • Os cabos e conectores são específicos para a corrente contínua?
  • Qual é a marca de cabos e conectores utilizada e qual a garantia?

– sobre a empresa:

  • O valor cobrado inclui a conexão do sistema solar à sua rede eléctrica?
  • A empresa irá se encarregar do preenchimento de documentos e outras exigências burocráticas para conectar o seu sistema à rede eléctrica ou terás de fazer isso por si?
  • A empresa dispõe de equipa própria para a instalação ou contrata terceirizados?
  • Qual a garantia dada pela empresa do serviço prestado?

Como pode notar existem muitos itens que necessitam da sua atenção, por isso, sempre tire todas as suas dúvidas antes de optar por determinada empresa.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!