Inversor solar

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Nesta série de artigos estamos a falar sobre a importância do inversor solar em seu sistema solar fotovoltaico. Se você perdeu a primeira parte, pode conferi-la aqui. Nela, nós explicamos o que é o inversor solar e como ele funciona.

O que considerar na hora de escolher o melhor inversor solar para si?

Assim como os painéis solares, os inversores não são todos iguais e possuem variações em relação à potência, fabricantes, eficiência e outros itens que merecem ser avaliados. Veja alguns pontos que deve considerar antes de optar pelo seu inversor solar:

  • Qual a eficiência do inversor solar?

A eficiência do inversor é medida em % e indica o quanto eficiente é o aparelho em converter a corrente contínua para a alternada. A eficiência dos inversores solares podem variar de acordo com o sistema, mas o ideal é que possuam, no mínimo, 94% de eficiência. Quanto mais alta a eficiência, melhor é o seu inversor solar.

  • Inversor solar com ou sem transformador?

Para fazer essa escolha é ideal que você conheça as suas necessidades. O inversor solar sem transformador é mais leve e gera menos calor, sendo ideal para áreas fechadas. Além disso, ainda costumam ser mais eficientes na hora de fazer a conversão das correntes. Porém, em algumas áreas é exigido que você use um inversor solar com transformador. Por isso, o mais indicado é conversar com o seu técnico para saber qual é a escolha ideal para o seu sistema solar.

  • O inversor solar possui duplo rastreamento (Duel MPPT)?

O duplo rastreamento permite que você tenha, em um mesmo sistema, painéis voltados para lados diferentes. Isso é especialmente útil quando não há espaço disponível para a instalação de um sistema solar capaz de suprir a sua necessidade. Então, os técnicos optam por dividi-los ‘em dois’, desde que haja dois locais capazes adequados em seu telhado, com exposições ideais. Esse caso, apenas poderá ocorrer se você dispor de um inversor solar de duplo rastreamento. Para residências com painéis em uma única direção, não é necessário ter um duel MPPT.

  • Inversor solar grid-tie e off-grid: qual a diferença?

O grid-tie é o inversor mais usado em todo o mundo e significa ‘conectado à rede’. Ele é usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede eléctrica do seu lar ou empresa e são projetados para desligarem-se rapidamente caso a rede eléctrica venha a cair.

Já o inversor off-grid, ou seja ‘fora da rede’, é indicado para sistemas fotovoltaicos que funcionam de maneira independente da rede eléctrica, como postes de iluminação solar, telefones de emergência em rodovias, estações meteorológicas ou em sistemas que usam baterias (em geral, em regiões isoladas que não possuem acesso à rede eléctrica pública).

Independente dessas dicas, lembre-se sempre que somente um técnico poderá lhe dizer com precisão quais os melhores inversores para o seu sistema solar fotovoltaico, de acordo com as suas necessidades de uso.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *