Painel Solar

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Nesta série de artigos, estamos a explicar de que modo funcionam os painéis solares e qual a tecnologia envolvida para transformar a luz solar em energia elétrica. Se você perdeu as partes anteriores, pode conferir aqui o primeiro artigo (quando explicamos o que são as células fotovoltaicas) e aqui o segundo artigo (em que falamos sobre a construção e o funcionamento do painel fotovoltaico).

Onde eu posso usar a energia gerada a partir do sistema fotovoltaico?

A energia produzida nas células fotovoltaicas e convertida em corrente alternada pelo inversor pode ser usada para abastecer a sua residência ou empresa, podendo alimentar todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, como televisores, geladeiras, máquinas de lavar roupa e muitos outros.

Além disso, também é possível dispor de um sistema fotovoltaico para aplicações específicas, como iluminação pública, sinalizações em estradas, sistemas de bombagem e irrigação, equipamentos de comunicação, satélites, para alimentar equipamentos médicos, em boias de navegação, na iluminação de praças e jardins, entre outros.

Quais os outros equipamentos que compõem um sistema de energia solar fotovoltaica?

Além das células fotovoltaicas e dos painéis solares, os kits de energia solar dispõem de outros equipamentos extremamente necessários para o funcionamento adequado do sistema, como:

  • Controlador de carga e descarga: utilizado nos sistemas fotovoltaicos para controlar o processo de carga e descarga do banco de baterias. É este equipamento que permite às baterias serem carregadas de forma completa e também evita que elas se descarreguem abaixo de um valor considerado como seguro. O controlador é instalado entre o painel e a bateria.
  • Inversor: de função extremamente importante, ele é o responsável por transformar a energia produzida pelas células fotovoltaicas de contínua em alternada e, dessa forma, alimentar os equipamentos eletroeletrônicos de nossos lares e empresas. O inversor não é um dispositivo simples e por isso deve ser escolhido com bastante cautela e de acordo com as suas necessidades de energia.
  • Bateria: armazena a energia excedente produzida pelos painéis e permite que a mesma possa ser utilizada em período noturno ou em dias de pouco sol.

Como pode notar, o sistema fotovoltaico é bastante complexo e, por isso, necessita de muito cuidado na hora da escolha. Não deixe de se informar sobre todos os componentes da sua nova forma de geração de energia.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *