Energia solar

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

A energia solar já é uma realidade em muitos países e, com os avanços tecnológicos e os incentivos governamentais, tem se tornado uma fonte de energia alternativa muito interessante, atraindo a atenção de cada vez mais pessoas.

Mas, você sabe, o que é a energia solar, quais os tipos, formas de funcionamento e vantagens?

A energia solar: definição e tipos

A energia solar é toda aquela proveniente da transformação da luz solar. Ela pode ser de vários tipos, como:

  • Energia térmica: usada pela primeira vez no deserto do Saara, em 1910, esse tipo de energia é voltada, principalmente, para gerar energia térmica ou eléctrica que pode ser usada nas residências ou indústrias.
  • Coletor solar: esse é o tipo mais comum de energia solar, encontrado em várias residências e empresas. Através dessa tecnologia é possível utilizar a irradiação solar para esquentar as águas dos imóveis e também gerar água quente para uso industrial.
  • Energia fotovoltaica: é a tecnologia capaz de transformar a luz solar em energia eléctrica que pode ser usada para alimentar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos da sua casa ou empresa, ou ainda ser vendida à rede pública de abastecimento. Essa é a fonte de energia limpa que mais tem crescido em todo o mundo, graças a evolução tecnológica, aos preços mais acessíveis e também aos incentivos governamentais, como a venda dessa energia a valores bastante lucrativos.
  • Energia solar heliotérmica: nessa tecnologia é usado o calor do sol para a geração de energia eléctrica. Para isso são usados concentradores, como espelhos, que focam a energia em um ponto específico de uma torre ou tubo a vácuo. Dentro destes existe um líquido específico que é esquentado pela ação do sol, gerando vapor e alimentando uma turbina eléctrica a vapor.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *