Inversor solar

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Nesta série de artigos, estamos a falar sobre a importância do inversor solar para o seu sistema solar fotovoltaico. Se você perdeu as outras partes, pode conferir aqui o primeiro artigo  – em que explicamos o que é o inversor solar-, e aqui o segundo – em que demos algumas dicas de itens a considerar quando for comprar o seu inversor solar.

E, hoje, continuamos a lhe ajudar a encontrar o melhor inversor solar para si.

O que considerar na hora de escolher o melhor inversor para si?

  • Qual é a garantia do seu inversor solar?

A maior parte dos inversores possui 5 anos de garantia da fábrica, mas algumas empresas dispõem de planos para estender essa garantia por 10 anos. Já, outras marcas contam com um plano de garantia de 10 anos.

Além desse período, busque saber se o inversor que está a comprar possui garantia nacional e que seja de uma marca renomada e reconhecida. Para isso, busque o sítio oficial da empresa e converse com usuários para saber como é a experiência dos mesmos com o produto.

  • Qual é o grau de proteção contra poeira e água do seu inversor solar?

Caso o seu inversor vá ser instalado em um ambiente aberto, é muito importante que ele disponha desse tipo de proteção. Existem vários graus de proteção, chamados de IP, e o indicado para locais abertos é buscar por inversores com IP superior a 55.

  • Inversor solar string ou inversor central?

O string é o mais usado em lares e empresas. Ele é um inversor solar do tipo grid-tie e representa mais da metade dos inversores dispostos nos sistemas solares em todo o mundo. A depender do tamanho da sua instalação, poderá haver  mais do que um inversor string.

Os inversores centrais são usados em aplicações de grande porte como instalações industriais, usinas solares e edifícios. Eles funcionam, basicamente, como se fossem um grande inversor string.

  • O que é um micro inversor solar?

É um tipo de inversor projetado para operar um único painel solar. Ele faz a conversão da corrente de cada painel, dando uma operação independente para cada um. Algumas empresas dispõem dessa solução, mas o indicado é que você converse com o seu técnico para saber se é vantajoso no seu caso ter um microinversor.

  • Quais os itens mais importantes na hora de escolher o meu inversor solar?

Preze pela eficiência e confiabilidade da marca. Quanto mais eficiente for o seu inversor, maior o aproveitamento da energia gerada pelos seus painéis solares. Já, quanto mais confiável for a marca do seu painel, menores são as chances de você enfrentar algum problema com o aparelho com o passar dos anos.

Como pode notar existem muitos itens a considerar na hora de escolher o seu inversor, o ideal é sempre realizar essa escolha em parceria com o seu técnico.Pois somente ele poderá lhe orientar quanto as dimensões, necessidades e outras características do seu sistema solar.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *