Escolher sistema solar

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Se está a pensar em dispor de um sistema solar fotovoltaico em sua morada ou empresa pode já ter notado que existem muitas informações a serem consideradas antes de escolher pela tecnologia mais adequada.

Além do preço, é necessário que você considere outros itens que podem ser fundamentais na hora de escolher pelo melhor sistema solar fotovoltaico. Lembre-se que, nem sempre, a tecnologia de ponta será a mais acertada para o seu caso, assim como a solução encontrada para a casa do seu amigo poderá não ser a mais indicada para a sua realidade.

É preciso saber que, independente das dicas gerais, apenas um técnico especializado será capaz de lhe orientar sobre o modelo mais indicado para si, baseado nos seus gastos energéticos, no seu espaço disponível e nas suas expectativas com a energia solar.

Dito isso, passamos a algumas dicas que podem lhe ser úteis enquanto orça alguns sistemas solares.

O que considerar nos orçamentos do sistema solar fotovoltaico?

Está a cotar preço com várias empresas e não sabe como analisar os orçamentos? Pense que apenas o valor final não é o melhor método para basear a sua escolha.

Primeiro deverá levar em consideração o que a empresa irá lhe oferecer nesse valor, quais os serviços estão embutidos no orçamento, como instalação, manutenção, garantia, assistência técnica e outros serviços que podem lhe ser úteis.

Além disso, fique atento a alguns itens:

  • marca dos painéis, inversores e baterias solares: tenha certeza de que o valor passado no orçamento diz respeito a marcas conhecidas no mercado. Além disso, certifique-se de que, na hora da instalação, serão essas marcas usadas e não “similares” – que podem ser mais baratas para a empresa e ter uma qualidade inferior.
  • qualidade dos inversores: muitas empresas, para tornar o orçamento com um preço mais atrativo, dispõem de inversores de baixa qualidade, mas vendem-nos como se fossem óptimos. Veja a procedência do inversor cotado e não use marcas ruins, pois o inversor é fundamental no seu sistema solar, sendo o responsável por tornar a energia produzida pelos painéis em ‘utilizável’ na sua rede interna. Por isso, economizar nesse item, pode se configurar em problemas posteriormente.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *