Painel Solar

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Que os painéis solares são responsáveis por captar e transformar a luz solar em energia elétrica todos nós sabemos. Mas, você já imaginou qual a tecnologia por trás dessa transformação? De que forma a luz solar que recebemos diariamente pode ser transformada em corrente capaz de alimentar nossos eletroeletrônicos e eletrodomésticos?

Pois, saiba que a resposta para tudo isso está nas células fotovoltaicas. Elas são as principais responsáveis por absorverem a luz solar e realizarem todo o processo de geração de energia. Por isso, os painéis solares são formados por várias células fotovoltaicas unidas em um mesmo circuito.

Mas, o que significa fotovoltaico?

A primeira vista o termo fotovoltaico pode parecer complicado, mas, na verdade ele é uma junção da palavra grega foto (que significa luz) e voltaico, em homenagem a Alessandro Volta, pioneiro nos estudos sobre eletricidade.

O que são as células fotovoltaicas?

Na grande maioria dos painéis, as células fotovoltaicas são feitas em silício, um composto de minúsculos átomos carregados com elétrons.

Nos painéis solares atuais são usados dois tipos de silício, capazes de criar cargas negativas e positivas. As cargas negativas são conseguidas por meio da mistura de silício e boro, já as positivas com a mistura de silício e fósforo.

Essas camadas ficam dispostas como um ‘sanduíche’, com uma carga positiva e outra negativa, o que permite que a célula reaja com o sol e gere energia.

Mas, na verdade, esse processo não é tão simples quanto parece. Quando a luz solar atinge as células fotovoltaicas, muitos dos fotões acabam por serem reflectidos ou passam totalmente através da célula. Outros, contudo, acabam sendo absorvidos. A partir do momento que a camada negativa absorve fotões suficientes, então os elétrões são libertados e se migram para a camada positiva. Esse processo gera uma diferença de potencial entre as duas camadas – mais ou menos como ocorre com as baterias simples-.

Porém, esta energia gerada nas células fotovoltaicas ainda não está pronta para ser usada em nossos lares. Isso porque, a energia produzida possui uma corrente contínua e a utilizada pelos nossos aparelhos domésticos é a corrente alternada.

O aparelho responsável por fazer essa transformação é o inversor, por isso ele é extremamente importante em qualquer kit solar, já que sem ele a corrente produzida não poderá ser utilizada.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *