Painel solar direção

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Se ainda não leu o primeiro e/ou o segundo artigo, tem a oportunidade de o ler aqui o primeiro e aqui o segundo!

A importância da escolha da bateria

Independente da posição em que será instalado o seu painel solar é muito importante que você pense bem na hora de escolher pela bateria adequada para o seu sistema.

Lembre-se que, a depender da inclinação e posição do seu telhado, você poderá precisar de energia em períodos em que se está a receber menos luminosidade, como no fim da tarde e início da noite.

É neste período que costumamos chegar à casa, depois do trabalho, e realizar os afazeres domésticos. Porém, é também neste momento em que há uma menor produção de energia solar, já que a incidência é menor e logo o sol irá se por.

Para evitar ficar sem energia nos momentos de maior uso é imprescindível optar por uma bateria de qualidade e capaz de poupar a energia de que necessita Isto ainda é mais válido em casas onde se consome muita energia, como por exemplo casas que aquecem a água da piscina com energia solar.

Outra opção é também passar a proceder com pequenas mudanças de hábitos, como utilizar da energia nos horários de pico de sol, o que irá ajudar-lhe a aproveitar todo o potencial do sistema.

Quais as condições básicas para que se possa proceder com a instalação do sistema solar?

Além da direção e da inclinação mais adequada para a disposição das células fotovoltaicas, muitas pessoas têm dúvidas em relação as condições básicas para que o sistema possa vir a funcionar.

Na verdade, basta apenas dispor de uma superfície (de, no mínimo, entre 20 e 40 m²) orientada a sul e livre de sombra, a permitir a exposição solar máxima. Os demais condicionantes têm a ver com cada instalação específica e com as suas necessidades energéticas.

Por vezes podem ser necessárias algumas obras, a depender do tipo de construção e que apenas podem ser descritas com a visita de um técnico ao local de instalação.

No caso dos painéis fotovoltaicos não há a necessidade de serem instalados apenas nos telhados, eles podem ser instalados em terrenos planos ou noutra área qualquer disponível que tenha orientação sul e esteja livre de sombreamentos.

Como pode notar escolher a orientação mais adequada para o seu painel irá depender de várias características como especificidades do seu imóvel, presença ou não de sombreamentos, usos do seu sistema solar e muitas outras variáveis que somente podem ser analisadas pelo seu técnico especialista.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

GoSolar
Rua Jorge Colaço Nº48 2ºdto 1700-253 Lisboa
919957175

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *