Painel solar direção

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Se ainda não leu o primeiro artigo, tem a oportunidade de o ler aqui!

Em alguns países europeus, como a Alemanha, os painéis estão localizados nos telhados a Este-Oeste, o que faz com que haja uma maximização no fornecimento de energia durante o dia e ainda previne picos ao meio dia.

Também existem estudos do Pecan Street Research Institute, em Austin, no Texas, EUA, que demonstram que painéis localizados a oeste –em alturas mais apropriadas- conseguem receber mais energia solar, promovendo mais eletricidade diária para os moradores, inclusive no período da tarde.
Avalie as suas necessidades

Como pode notar o assunto pode até ser controverso, mas, de qualquer forma quem poderá avaliar o que é melhor para a sua necessidade é o técnico especializado.

Ele quem irá analisar o local onde serão instalados os painéis, as condições de sol e sombra, e como os painéis são irradiados em períodos de pico e de menor irradiação solar.

Outro item a ser avaliado pelo instalador técnico é qual a sua necessidade de energia. Se você está a comprar um kit solar para unidade de pequena produção terá de analisar quais tarifas são mais interessantes para o seu caso. Se, por exemplo, a tarifa aplicada no período da tarde for superior à da manhã, então poderá ser mais interessante para você ter um painel virado a Oeste. Porém, se a sua opção é maximizar a energia, a opção mais indicada e reconhecida ainda é para o Sul.

Porém, em localidades onde a rede compra a energia a mesma tarifa, independente da hora, essa análise não faz sentido e o mais indicado é buscar o ponto onde haja maior incidência solar, com menor interferência de nuvens e sombras.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

GoSolar
Rua Jorge Colaço Nº48 2ºdto 1700-253 Lisboa
919957175


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *