Painel solar direção

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

As energias renováveis são uma aposta na produção de energia eléctrica a nível mundial, pois não geram poluentes e não estão a depender de fontes não renováveis, como o petróleo.

Por isso, a cada dia, mais pessoas estão a aderir a produção de energia solar por meio do uso de painéis solares. Em Portugal, desde a regulamentação proposta em lei, essa tem sido a realidade de muitas pessoas que optaram por opções de autoconsumo ou de unidade de pequena produção.

Independente do que esteja a pensar para a sua residência ou empresa é fundamental saber onde deverá instalar o seu painel fotovoltaico. Direcioná-lo para a posição adequada poderá lhe render mais aproveitamento dos fotões que atingem às células solares e, como consequência, mais geração de energia.

Porém, você sabe, qual é este ponto ideal para a sua empresa ou para o seu lar?

A posição do sol e a direção adequada para instalar seu painel fotovoltaico

A posição do Sol em relação à Terra é que determina o ângulo correto de instalação do painel e também determina o aparecimento de determinadas sombras sobre o equipamento.

Porém, calcular este ponto exacto depende de algumas variáveis como a latitude e a longitude em que se localiza, as coordenadas do seu local, o período do ano, entre outros.

Pense que o ângulo ideal para o painel – caso este esteja apontado diretamente para o Sol- deverá ser igual ao ângulo da altura solar, porém, como a maior parte dos painéis são fixos é preciso considerar a altura do ano e a quantidade de sol recebido em cada estação.

Em Portugal, recomenda-se de forma geral, que os painéis sejam instalados em telhados voltados para o Sul, com um ângulo de 35º de inclinação. Porém, é fundamental que um técnico analise o seu local de instalação, pois, mesmo caso o seu telhado seja voltado para o Sul, se houver sombras ou outros impedimentos, é necessário buscar outra estratégia.

De qualquer forma é importante salientar que as perdas são consideradas pouco significativas caso o seu telhado e seus painéis estejam voltados para Leste ou Oeste.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

GoSolar
Rua Jorge Colaço Nº48 2ºdto 1700-253 Lisboa
919957175


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *