KW

Criado por & Incluido na categoria Energia Solar.

Já leu o primeiro e o segundo artigos? Se não, pode ler aqui o primeiro e aqui o segundo!

Como dimensionar o sistema solar exacto para si?

Essa é uma pergunta muito importante para quem está a buscar um sistema solar fotovoltaico e o mais ideal é que ela seja respondida por um técnico qualificado.

Para ter uma ideia de qual a sua necessidade energética, o técnico poderá questioná-lo sobre os seus hábitos de consumo e quais aparelhos eletrônicos estão ligados à sua rede. Há pessoas que optam por usar energia solar apenas para aquecimento de água, e há outras que usam integralmente para tudo – chegando até a vender os excedentes à EDP. óbvio que isto depende do sistema que têm e também das condições solares existentes. Além dessas informações, o técnico também estará apto para conhecer o local da instalação dos painéis e lhe ajudar a escolher a tecnologia mais ideal para si.

Se está a buscar orçamentos, poderá fazer alguns cálculos e ter uma ideia básica de qual o seu gasto energético e, por consequente, a necessidade de potência que o seu novo sistema de placas voltaicas necessita e, cosequentemente, o preço que irá custar.

Para isso, liste todos os aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos que ficarão ligados à rede que será abastecida pela energia solar fotovoltaica. Depois, procure no manual de instruções de cada aparelho o consumo de kWh dos mesmos. E então faça as contas para saber o consumo de kWh/dia e kWh/mês. Esse é o valor que você necessita suprir com um sistema solar e por isso o que deve indicar nos seus pedidos de orçamento.

A partir deles, as empresas de painéis solares irão buscar a tecnologia mais adequada para suprir as suas necessidades, levando em consideração a potência dos painéis e inversores e também dados relativos à sua localização e ao local de instalação das placas (inclinação, exposição solar, etc.). Os técnicos também serão responsáveis por dimensionar o tipo de bateria que você deverá possuir, para garantir que haja armazenamento suficiente de energia para que seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos possam continuar a funcionar em períodos de baixa exposição solar, como fim de tarde, a noite e em condições climatérias desfavoráveis, como chuva e dias com alta nebulosidade.

A partir desse cálculos, os técnicos estão habilitados, também, a lhe informar quais sistemas lhe serão mais interessantes, se um sistema solar de autoconsumo ou de unidade de pequena produção (UPP).

Por isso, ser capaz de compreender todas as medidas e de estimar sua necessidade é de extrema importância na hora de encontrar o sistema solar ideal para si, além, é claro, de dispor de ajuda especializada e técnicos realmente treinados e capacitados.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

GoSolar
Rua Jorge Colaço Nº48 2ºdto 1700-253 Lisboa
919957175

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *